Infelizmente, o aparecimento das rugas ao redor dos olhos é inevitável. As primeiras marcas começam a aparecer aos 30-35 anos, às vezes até mais cedo – aos 25 anos.

As rugas normalmente são resultado do envelhecimento precoce da pele, porém, existem muitos outros fatores externos e internos  que podem acelerar o aparecimento dessas ruguinhas, como por exemplo: estresse, ressecamento da pele, uso de cosméticos errados para o seu tipo de pele, maus hábitos, desnutrição, irradiação frequente com raios UV e hereditariedade.  

A foto colorida de uma mulher com rugas ao redor dos olhos e pé de galinha na área dos olhos.

Com o tempo, as rugas se tornam mais profundas, alongadas e  inchadas, se tornando um grande incômodo para muitas mulheres. Mas isso não é motivo para recorrer logo a injeções ou procedimentos cirúrgicos. Isso porque existem produtos poderosos que são capazes de minimizar e até mesmo eliminar essas marcas, como é o caso dos cosméticos e dermocosméticos. 

Para te ajudar encontrar o produto ideal para eliminar as rugas ao redor dos olhos e deixar a sua pele saudável, separamos algumas dicas para você. Confira: 

Dermocosméticos para minimizar as rugas ao redor dos olho 

Sabemos que as vitaminas por si só não são capazes de suavizar as rugas ao redor dos olhos. Porém essas substâncias estão ativamente envolvidas em todos os processos metabólicos, e por isso são chamadas de “assistentes” na produção de elastina e colágeno, substancias necessárias para a saúde da pele.  As vitaminas mais importantes para a produção dessas substâncias são as Vitaminas A e E. 

  • A mais famosa e eficiente no tratamento de rugas ao redor dos olhos, linhas de expressão, bigode chinês e flacidez na pele é a vitamina A combinada, que inclui retinol e tocoferol. O ativo pode ser encontrado na fórmula de alguns dermocosméticos.  
  • A vitamina E também é muito útil para olheiras, patas de ganso, flacidez da pálpebra, inchaço sob os olhos. O medicamento pode ser usado tanto na forma pura quanto em combinação com vários ingredientes na composição de cremes e máscaras, por exemplo.  

Os antioxidantes também são ótimos aliados da pele, pois atuam prevenindo a formação dos radicais livres, impedindo o ataque dos radicais às células e ainda, reparando as células já danificadas, como é o caso da Vitamina D.

Por isso, os cosméticos antioxidantes são ideias para combate os sinais do envelhecimento precoce da pele, além de ajudar a repelir as bactérias que causam as espinhas e reduzir inflamações, hidratar a pele e diminuir as chances de coceira e alergias.

No entanto, a escolha de um creme para tratar as rugas ao redor dos olhos deve levar em conta não apenas o ativo, o valor e o fabricante, mas também a idade que ele é indicado e as características da pele (mista, normal, seca ou oleosa). E lembre-se de sempre ter a indicação de um dermatologista experiente. 

Máscara de Glicerina para tirar as rugas ao redor dos olho 

A glicerina há muito tempo ganhou popularidade como uma boa ferramenta para rejuvenescimento e hidratação da pele. Isso porque quando o assunto é o glicerol, o que não faltam são benefícios.

Entre eles:

  • hidratante – evita que a pele descasque e seque excessivamente
  • suavização – suaviza eficazmente pequenas rugas
  • cura – usado para tratar o eczema
  • protetora – a pele tratada com glicerol fica protegida e conseguentemente livre de germes e toxinas contaminantes. 

Receitas de máscaras de glicerina na composição:

Máscara de glicerina com gema: Esta é uma máscara super hidratante  e renovadora de tecidos.

Misture 30 ml de glicerol com 1 gema de ovo crua. A máscara não é armazenada e deve ser usada imediatamente após a preparação.

Máscara multifuncional de glicerina e aveia: Suaviza dobras da pele e elimina a secura, ou seja, age para eliminar as temidas rugas.  

Para essa máscara, prepare aveia com leite sem sal e açúcar. Em seguida, misture 1 colher de sopa do mingau de aveia com 1 colher de chá de glicerina. Se preferir você pode adicionar gema de ovo, dessa forma você irá intensificar a hidratação. 

Gelatina para eliminar as rugas ao redor dos olho 

A gelatina é um produto único em suas propriedades e composição. É difícil superestimar seu benefício para a juventude da pele, porque é quase puro colágeno. As máscaras de gelatina têm um maravilhoso efeito refrescante, estimulante, clareador, nutritivo e lifting.

No entanto, deve-se notar que, apesar do óbvio benefício para a pele, aplicar as máscaras de gelatina na área periorbital não é o mais recomendado pelos dermatologistas. Isso porque, as máscaras de gelatina ficam secas à medida que secam e, mas como a pele ao redor dos olhos é extremamente fina e delicada, ela não precisa desse ressecamento. 

Por isso, o recomendado é utilizar uma máscara de gelatina para a pele ao redor dos olhos em combinação com mel e água mineral ou glicerol. Isso irá evitar o ressecamento da pele e também possíveis lesões. 

Gelo e lavagem com água fria para minimizar as rugas ao redor dos olhos

Não há melhor maneira de tonificar, fortalecer e estimular a pele ao redor dos olhos do que com o gelo. Especialmente se não for apenas gelo, mas em combinação com ervas úteis. A lavagem matinal do rosto com água fria proporcionará uma aparência fresca e aberta e uma pele firme.

Por isso, cubos de caldos de ervas congelados são excelentes  para o cuidado dos olhos. Como por exemplo, os caldos congelados de salsa, marmelada, camomila, rebanhos, sálvia. 

Você também pode congelar morangos fatiados e usá-los todas as manhãs. Este cuidado combate eficazmente as rugas ao redor dos olhos, olheiras e inchaços.

Máscara de aloe para tirar as rugas ao redor dos olhos

Aloe Vera é um simplesmente e maravilhoso ativo para a pele devido às suas propriedades surpreendentes. Por isso, o suco de aloe aplicado topicamente na pele é ótimo tanto para a pele jovem, quando para e madura.

Conheça alguns dos benefícios do Aloe:

  • é um hidratante forte
  • tem propriedades regenerativas pronunciadas
  • propriedades calmantes e restauradoras que são boas para peles sensíveis
  • propriedades protetoras

Apesar de muita gente não saber, o Aloe Vera pode ser aplicado na pele ao redor dos olhos em forma pura. Para fazer isso, esprema o suco das folhas fatiadas, mas antes disso as folhas cortadas devem ser refrigeradas por pelo menos 1 dias. Depois, basta aplicar o suco de aloe na pele sob os olhos todas as noites por 10 ou 14 dias. É importante fazer uma pausa por duas semanas, isso ajudará a sua pele se regenerar no tempo ideal.

Receitas máscara de aloe

Máscara de óleo com suco de aloe

Misture em partes iguais suco de aloe preparado e qualquer um dos óleos – espinheiro, amêndoa, azeitona. É possível aplicar uma máscara de manhã e de tarde.

Máscara hidratante Aloe

Misture 100 ml de suco de aloe com a mesma quantidade de leite e 1 gema de ovo. Essa mistura deve ser aplicada imediatamente após a preparação. Segure a máscara por 20 minutos e enxágüe com água morna.

Máscara de aloe e mel

Em partes iguais, misture suco de aloe, mel líquido e queijo caseiro. O queijo pode ser substituído por creme gordo ou creme azedo. Aplique a máscara na pele, segure por 20 minutos e depois lave com água morna.

Máscara de aloe e glicerina

Tem excelentes propriedades rejuvenescedoras e hidratantes. Misture 10 g de glicerol com 10 g de mel líquido, 10 g de suco de aloe, dilua com a mesma quantidade de água morna e adicione uma pitada de aveia. Misture todos os ingredientes e aplique uma camada grossa de creme para os olhos por 15 a 20 minutos. Remova qualquer resíduo com um cotonete úmido. Faça essa máscara 2-3 vezes por semana e o resultado surpreenderá você.

Máscara de mel para eliminar as rugas ao redor dos olhos

As maravilhosas propriedades do mel são devidas à sua composição mais rica. O mel é apenas uma dádiva de Deus para a pele delicada ao redor dos olhos.

Propriedades do mel natural:

  • tonificação
  • alta permeabilidade
  • limpa os poros e retém a umidade nas células da pele
  • propriedades antioxidantes
  • acelera a regeneração do tecido
  • propriedades de branqueamento
  • versatilidade – adequado para todos os tipos de pele

Importante: Antes de fazer as máscaras e usar o mel, certifique-se de testar sua pele quanto à sensibilidade a este produto, pois isso pode causar uma reação alérgica grave.

O mel deve ser usado regularmente, só então você pode contar com o resultado visível.

Máscara de mel com suco de salsa: É rejuvenescedor e clareador

  • 1 colher de chá mel
  • 2 colheres de chá suco de salsa fresca
  • 2 colheres de chá de óleo vegetal

Aplique a mistura ao redor da área dos olhos e enxágue após 20 minutos.

Máscara de mel com proteína

  • 1 colher de sopa de mel
  • claras de ovo batidas 1 ovo
  • farinha de milho – 1/2 colheres de chá.

Mexa os ingredientes, aplique calorosamente sob os olhos, segure até a mistura esfriar e depois lave com água morna.

Máscara de mel com banana

  • 2 colheres de chá de mel
  • Meia  banana

Misture tudo no liquidificador, adicione 6 gotas de limão. Aplique na pele por 15-20 minutos.

Lembre-se de não sair ao sol com a mistura no rosto, isso vai evitar queimaduras em sua pele. 

Cuidados extras para a pele ao redor dos olhos

Além de todas essas dicas, para combater as temidas rugas ao redor dos olhos também é necessário seguir outras regrinhas:

  • Usar as máscaras  caseiras em combinação com bons cosméticos
  • Os cosméticos para cuidados, assim como os decorativos, devem ser de qualidade e corresponder adequadamente à idade
  • Evite estresse, falta de sono, fadiga – isso afeta a pele ao redor dos olhos
  • Descanse seus olhos, especialmente se você trabalha no computador ou lê muito
  • Não esfregue a pele com a mão ao tirar a maquiagem. O ideal é a aplicação de demaquilantes  molhados em algodão. Além disso, esfregar esse algodão com muita força pode causar mais rugas. Por isso, o ideal é dar leves batidinhas. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.